#001 Caravaggio – Entre a Luz e a Sombra

Poucos artistas são capazes de evocar tanto fascínio através de suas obras quanto Caravaggio. Misturando traços realistas, dramáticos e o inconfundível contraste entre luz e sombra, características que influenciaram o estilo Barroco no final do século XVI e início do XVII, o pintor italiano fez sua fama retratando temas religiosos em meio a uma controversa vida boêmia, marcada por episódios violentos.

Michelangelo Merisi, um dos nomes mais importantes do barroco italiano e da história da arte, nasceu no Ducado de Milão, em 29 de setembro de 1571, mudando-se posteriormente para Caravaggio. A pequena comuna que emprestou o nome ao artista localiza-se na Província de Bérgamo no norte da Itália, país considerado o berço da pintura barroca. O pintor faleceu com apenas 38 anos de idade em Porto Ercole, região da Toscana.

Ainda adolescente, Caravaggio tornou-se aprendiz no ateliê do pintor Simone Peterzano, onde teve o seu primeiro contato com as artes plásticas. Após a morte de sua mãe, viveu um período em Roma onde passou por alguns ateliês até se estabelecer por conta própria. O começo de sua vida adulta foi marcado por muitas dificuldades, fator que talvez tenha sido decisivo para imprimir um estilo brutal e provocante ao seu trabalho. Porém não demorou a despertar o interesse de pessoas influentes da sociedade italiana da época, como o cardeal Del Monte que ajudou a difundir as suas obras.

Exceto pelas primeiras obras, Caravaggio trouxe para os seus quadros temas fundamentalmente bíblicos. Entretanto buscava no seu cotidiano os modelos mais improváveis para representar os personagens religiosos em suas pinturas, como mendigos, prostitutas e pessoas comuns, muitas vezes, seus amantes. O que refletia a fama de transgressor do artista que chegou a se envolver no assassinato de um nobre italiano.

Dotados de uma dramaticidade pungente, seus trabalhos apresentam um fundo sombrio com foco em personagens expressivos e iluminados em primeiro plano que flertam com questões mundanas e por isso, chocavam muitos observadores. Essas particularidades foram fundamentais para distinguir as suas obras das produções do Renascimento e Maneirismo que precederam o Barroco.

Entre as principais obras de Caravaggio destacam-se A Deposição de Cristo, Cabeça de Medusa, A Ceia dos Emaús, A Crucificação de São Pedro e Jovem Baco. Não raro era possível identificar nas cenas pintadas a imagem do próprio pintor, como acontece em David com a cabeça de Golias, em que ele se retrata como Golias.

O clima obscuro e os efeitos de iluminação que as suas pinceladas criavam ficou conhecido como tenebrismo e suas técnicas de pintura influenciaram diversos pintores que o sucederam, movimento que foi nomeado como caravaggismo. Sua contribuição para a história da arte mundial é imensurável e até hoje é fonte de estudo e inspiração para diversos artistas.

 

Para conhecer mais obras do artista acesse a pasta que criamos: https://br.pinterest.com/thaisslaski/arte-matérias-do-site/caravaggio/

Crédito Imagens: 
Google Cultural Institute - https://artsandculture.google.com Wikimedia Domínio Público - https://commons.wikimedia.org/ www.alexgalleries.com/MichaelReagan.php

Compartilhe com seus amigos