" />

Marco Somà – vencedor do Prêmio Andersen 2019 de melhor ilustrador

Com um traço que transborda sensibilidade, Marco Somá é um artista italiano que em 2019 conquistou o prêmio Andersen Award de melhor ilustrador, uma das mais expressivas premiações da área. Suas ilustrações mesclam contos populares com um toque de poesia e criatividade que convidam o leitor a viajar e sonhar através de sua arte.

Marci Somà nasceu em Cuneo, na Itália, em 1983. Graduou-se em Pintura na Academia de Arte de sua cidade natal e após a conclusão do curso, decidiu se aprofundar no campo da ilustração e se inscreveu no mestrado da Escola de Ilustração Ars In Fábula, localizada na província de Macerata.

O primeiro livro infantil que publicou com suas ilustrações foi A galinha vermelha (em tradução livre) em que adaptou um conto popular e pode expressar suas habilidades técnicas, rica imaginação e capacidade de representar os elementos de maneira delicada e poética.

Sua paixão por animais e natureza fica evidente em suas publicações divididas entre as principais editoras italianas como EL, Rizzoli, Il Castoro, Kite Edizioni e Kalandra. Seu processo artístico muitas vezes demora em torno de 4 a 5 dias e consiste em anotar as frases e passagens que mais lhe impressionam ao ler e reler as histórias que vai ilustrar.

Inicia os desenhos com lápis, utilizando-se da técnica do claro e escuro e somente após digitalizar a imagem, o ilustrador italiano começa a colorir.  Entretanto o processo de coloração não é digital, pois prepara fundos em aquarela ou tinta acrílica, sobrepondo-os ao lápis. A técnica mesclada com papéis coloridos e texturas resulta em incríveis efeitos tridimensionais.

Somà atualmente trabalha como ilustrador freelancer para livros infantis e ministra oficinas de Técnicas de Pintura e Quadrinhos na Academia de Arte de Cuneo. Suas ilustrações já foram selecionadas em diversas competições internacionais com obras como Robot, O chamado do pântano e A rainha das rãs não pode molhar os pés (publicado no Brasil em 2015 pela Editora Pulo do Gato).

Em 2019, Somà além de conquistar o Prêmio Andersen, também ganhou o segundo prêmio do XV Concurso de Ilustradores do Prêmio Ragazzi di Cento de Literatura com O Vendedor de Felicidade.


Acesse a galeria para admirar mais a obra de Marco Somà no Pinterest:
https://br.pinterest.com/thaisslaski/arte-mat%C3%A9rias-do-site/marco-som%C3%A0/


Crédito Imagens:
http://marcosoma.blogspot.com

Compartilhe com seus amigos